Seja Bem-vindo
Crie um Roteiro antes de Gravar

Crie um Roteiro antes de Gravar

Introdução

Ter um canal no Youtube é cada vez mais um negócio lucrativo, mas fica a sugestão da importância da criação de um roteiro antes de iniciar a filmagem, você nem imagina a quantidade de canais que surgem diariamente todos os dias surgem novos canais!

Mas o que faz algumas pessoas conseguirem decolar na profissão e outras não? Podemos enumerar algumas coisas, mas com certeza uma das principais é o roteiro! Em nosso artigo de hoje você vai saber como criar roteiros para os seus vídeos. Confira!

 

Planeje seu Roteiro

Como mencionamos, planejar o roteiro é o que vai direcionar o vídeo. Desta forma, ele deve ser feito com cuidado e antes de avançar muito no projeto!

Por isso, para começar o roteiro é preciso que você realize algumas perguntas para que público: “qual a melhor linguagem para atingir esse público?”

O roteiro deve ser simples, e você deve ir o fazendo da maneira mais fácil para você. As vezes criamos um grande roteiro para tentar incrementar as coisas, mas acabamos nos confundindo como um todo.
Assim sendo, não adianta tentar inovar se você não se adaptar ao formato do roteiro.

Segundo passo: Se certifique que o seu roteiro tenha o básico

Como mencionamos, o roteiro pode ser simples e do jeito que você preferir, mas algumas coisas tidas como básicas devem estar por lá, como por exemplo:

  1. Pequena descrição das cenas que o vídeo vai ter; 
  2. As falas (não precisar necessariamente ser inteira, mas assuntos a abordar, palavras chaves para lembrar o que falar, etc);
  3. Sons (se for aparecer no vídeo);
  4. Definir o cenário e os elementos que ele pode ter;
  5. Indicar se vai precisar de edições, cortes, colocar animações, legendas, etc;

Se houver trilha sonora indicar quais músicas.
Lembrando que o roteiro realmente deve ser o seu guia na hora de gravar. Quando ligamos a câmera não podemos ficar ‘’enrolando’’, pois isso pode te dar muito trabalho para editar depois, e vai te fazer perder tempo.

Terceiro passo: Escolher o modelo do roteiro

O modelo do roteiro vai depender muito das perguntas que você respondeu na hora do planejamento inicial. Lembrando que não há um modelo certo ou errado, mas sim o modelo ideal para você e para os seus propósitos dentro do vídeo. 
Nesse tópico vamos mostrar alguns modelos de roteiro para te ajudar na hora da organização.

Texto direto: No texto direto temos um roteiro mais parecido com um texto ou com uma redação! Por aqui você deve escrever tudo que vai ser dito durante o vídeo. Realmente nesse modelo, se escreve exatamente o que deve ser falado, mas é preciso ensaiar antes para não ficar algo tão mecânico.
O modelo é mais indicado para pessoas que estão gravando sozinhas, e precisam estar com tudo bem estruturado na cabeça, por exemplo! É também mais indicado para vídeos que não são complexos na hora de editar. 
Roteiro de gravação ou roteiro técnico: Esse modelo também se mostra simples e prático para aqueles que desejam montar um roteiro. Mas ele leva um pouco mais de informação do que o texto direto, por exemplo!

Esse modelo de roteiro é separado em duas partes! A primeira parte tem relação com a parte de áudio e vídeo, já a segunda parte tem relação com a imagem do vídeo.

Lembrando que seja qual modelo escolhido as perguntas acima do segundo passo devem estar presentes! Assim sendo, esses só foram alguns exemplos, você pode misturar os dois ou criar o seu modelo, por exemplo.

público e ter espectadores! E claro, passar um conteúdo de qualidade para o público. Tudo isso é feito para realmente passar o conteúdo da melhor forma possível.

Termos técnicos que vão te ajudar na hora de escrever um roteiro

Há alguns termos audiovisual que podem te ajudar na hora de montar o seu roteiro, você vai conhecer alguns deles.

Off Screen (O.S)

Off Screen é uma expressão que está relacionado ao som de vozes dentro de uma cana! A expressão pode ser utilizada quando no roteiro você deseja marcar a voz de alguém que não está presente de forma física na cena!

Voice over (V.O)

A expressão voice over também se refere as vozes dentro da cena, mas diferente da off screen ela pode ser inserida quando ouvimos a voz de alguém, mas nesse caso seria um narrador.

Background (BG)

Nos roteiros essa expressão também é bem utilizada, principalmente para dar referência aos sons, mas ainda pode ser utilizada para cenários e outras inserções! De forma resumida, podemos dizer que background é aquilo que está ao fundo, e que vai ter menos destaque na cena em relação a outros elementos.
Podemos dizer então que a música é considerado um background, por exemplo!

Fade

Uma imagem ou som em fade in é aquele que vai ir aparecendo progressivamente e ficando mais forte com o tempo de vídeo, e pelo contrário, o fade out é aquele que vai desaparecendo da cena, sempre dando lugar a outra coisa no lugar, e encerrando uma sequência.
E se você gostou do nosso artigo de hoje continue em nosso site para conferir muito mais.

Fechar Menu